Guia de Doação de Sangue







Esclarecendo Dúvidas
Tire suas dúvidas sobre doação de sangue conferindo as respostas e perguntas mais frequentes sobre o assunto.


1. Qual é a quantidade de sangue coletada em cada doação?
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue.

2. A quantidade de sangue coletada a cada doação vai afetar minha saúde?
Não, porque na doação de sangue se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto.

3. Quanto tempo demora para que meu organismo reponha a quantidade de sangue coletada na doação?
O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses. Por esse motivo, a doação de sangue só pode ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres.

4. Se eu doar sangue uma vez, sou obrigado a doar de novo?
Não. A doação de sangue é um ato altruísta e voluntário que depende da iniciativa de cada cidadão, e o retorno é o entendimento de que só nós somos a única fonte desse produto.

5. É necessário estar em jejum para doar?
Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação de sangue.

6. Corro algum risco de contaminação doando sangue?
Não. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.

7. Posso apresentar alguma reação doando sangue?
Raramente acontece e, na maioria das vezes, está relacionada com a ansiedade. Caso haja alguma reação, no local da coleta de sangue há sempre uma equipe preparada para atender a qualquer intercorrência.

8. Durante o período menstrual, a mulher pode doar sangue?
Sim, não há nenhum risco para a saúde da mulher na doação de sangue.

9. É realizado algum exame no sangue doado?
Sim. Tipagem sanguínea, sorologia para hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, HIV (vírus da AIDS) e HTLV.

10. Eu sou comunicado se algum exame der alterado?
Sim. Se algum exame der alterado, é enviada correspondência para a residência do doador solicitando o seu comparecimento para receber orientação médica e coletar nova amostra de sangue. É importante que o doador não deixe de vir ao Hemocentro para que possam ser esclarecidas as dúvidas. Resultados reagentes nos testes sorológicos podem ocorrer por vários motivos, não significando, necessariamente, que exista alguma doença.

11. É possível doar sangue fazendo uso de medicamentos?
Depende do tipo da medicação. No dia da doação, durante a entrevista, é realizada essa avaliação.

12. Quais os cuidados que devo ter após a doação
O doador deve alimentar-se bem, ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas, bem como, fumar nas primeiras duas horas e esforço físico no dia da doação.

13. O que é feito com o sangue doado?
O sangue é separado em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco. Após a realização dos testes laboratoriais, esses hemocomponentes são enviados aos hospitais para serem usados em pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico, para cirurgias, transplantes etc. O plasma excedente (que não foi utilizado nos pacientes) também poderá ser encaminhado à indústria de Hemoderivados para produção de medicamentos que serão utilizados por pacientes portadores de doenças hemorrágicas.
14. Se eu estiver em dúvida sobre a possibilidade de contaminação por algum vírus transmitido através da doação, devo doar sangue?
De forma nenhuma. O candidato com intenção de realizar os testes sorológicos não deve doar; primeiro porque os testes realizados não se prestam para diagnóstico e segundo porque existe a possibilidade de ele se encontrar em "janela imunológica".
15. O que é "janela imunológica"?
Janela imunológica corresponde ao período em que o organismo já está infectado, mas ainda não produz anticorpos em suficientes para serem detectados nos testes da triagem sorológica. O tempo varia de doença para doença e, com o aperfeiçoamento dos testes e o desenvolvimento de outros, será possível a detecção cada vez mais precoce da infecção. Mas, por enquanto, é na entrevista de triagem clínica que se pode levantar informações sobre situações de risco para janela imunológica. Daí, a importância da sinceridade do doador ao responder as perguntas feitas na triagem.
 16. Por que quem recebeu transfusão só pode doar sangue um ano depois?
Porque quem recebeu transfusão de sangue há menos de um ano pode estar no período denominado "janela imunológica", no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames. O prazo de 12 meses para a doação de sangue inclui uma margem de segurança, que considera a variação do período de janela imunológica das diversas doenças transmissíveis pelo sangue.
Se você tem mais alguma dúvida sobre doação de sangue, entre em contato com o Hemocentro. Teremos a maior satisfação em prestar mais esclarecimentos.

ENDEREÇO:

Hemocentro Caicó/RN
 Av. Renato Dantas  Nº 455
Centro  (Ao lado da Rodoviária)
84 3421 6120


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Hemocentro Caicó - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger