DESTAQUE:
print this page
Última Postagem:

Seja Doador


0 comentários

Precisamos de Você

A VIDA NÃO TEM CONTROLE REMOTO, LEVANTE-SE DA SUA ZONA DE CONFORTO PARA MUDAR TUDO, SEJA UM DOADOR.

0 comentários
                   Dia 18 de maio de 2013, a Igreja Adventista do 7º Dia da cidade de Parelhas-RN, realizou uma campanha de Doação de Sangue, através do Ministério Jovem que teve como tema "Vida por vidas", onde  compareceram 14 jovens ao Hemocentro, fazendo portanto, suas doações.
                   O Hemocentro de Caicó-RN agradece a todos os membros da Igreja Adventista do 7º Dia, que através deste ato voluntário, demonstra um dos maiores gestos  de fraternidade e cidadania.



















0 comentários
                      No dia 13 de abril de 2013, a Igreja Presbiteriana de Parelhas realizou uma Campanha de Doação de Sangue, em que 11 pessoas  compareceram ao Hemocentro de Caicó e realizaram portanto suas doações.  O Hemocentro agradece a coordenação  do evento e aos doadores que através deste ato voluntário, demonstra um dos maiores gestos de fraternidade e cidadania. 








0 comentários

Seja Doador


0 comentários

Mensagem as Mães

0 comentários

Hemocentro de Caicó participa de evento realizado pelo SESC, em comemoração ao Dia do Trabalhador

Hemocentro de Caicó participa de evento realizado pelo SESC, em comemoração ao Dia do Trabalhador 1º de Maio de 2013


0 comentários

O que é Hemofilia?

Hemofilia 
É uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta. 
Causa 
O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. 
Diagnóstico 
Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. 
Sintomas 
Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. Os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente sob a forma de equimoses (manchas roxas), que se tornam mais evidentes quando a criança começa a andar e a cair. No entanto, quando acometem a musculatura das costas, não costumam exteriorizar-se. Nos quadros leves, o sangramento ocorre em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas. 
Tratamento  
O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas. Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque. Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular. 
Recomendações 
* Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do trauma; 
* Manchas roxas que aparecem no bebê, quando bate nas grades do berço, podem ser um sinal de alerta para diagnóstico da hemofilia; 
* Os pais precisam ser orientados para saber como lidar com o filho hemofílico e devem estimular a criança a crescer normalmente; 
* A prática regular de exercícios que fortaleçam a musculatura é fundamental para os hemofílicos. No entanto, esportes como judô, rúgbi e futebol são desaconselhados; 
* Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.

 http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/hemofilia/
0 comentários

Mensagem da Semana

TE DESEJO...
 DESEJO DE TUDO... 
UM POUCO! Sensibilidade... 
 Para não ficar indiferente diante das belezas da vida... 
Coragem... 
 E poder realizar o que tem vontade. Para colocar a timidez de lado... 
Solidariedade...
 Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade. 
Bondade...
 Para não desviar os olhos de quem te pede ajuda. Tranquilidade... 
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
 Alegria... 
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém. 
Humildade... 
 Para você reconhecer aquilo que você não é. 
Sinceridade...
 Para você ser verdadeiro, gostar de si mesmo, e viver melhor. 
Felicidade...
 Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar. 
Amizade... 
  Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
 Esperança...
 Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança. 
 Sabedoria...
 Para entender que só o bem existe, o resto é ilusão. 
Desejos...
 Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito. 
Sonhos... 
Para poder, todos os dias, alimentar sua alma.

 Boa semana para você!
0 comentários

Veja como é o dia-a-dia no hemocentro

Reportagem no Hemocentro de Caicó
0 comentários
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Hemocentro Caicó - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger